11º SIGTDE – 2025
11º Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico!

Esperamos encontrar você para mais um ano de ricas discussões e aprendizado. O nosso evento anual é único nessa temática e oferece uma oportunidade excepcional para avançarmos na Governança Fundiária do Brasil.
Nesta edição, estaremos em Florianópolis/SC, na prestigiosa Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) junto da Pós-graduação de Planejamento Territorial e do professor Prof. Dr. Francisco Henrique de Oliveira.
Garanta sua participação e contribua para o desenvolvimento econômico e aprimoramento da governança de terras.
✅ Data: 06 e 07 de Novembro.
✅ Local: Auditório Tito Sena – Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED / UDESC
Facebook: @governancadeterras
Instagram: @InstGovTerras
LinkedIn: Instituto Governança de Terras
Youtube: Instituto Governança de Terras

11º Seminário Internacional Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico
XI SIGTDE – dias 06 e 07 de novembro de 2025 – Florianópolis, Santa Catarina.
06/11 | 07/11 | |
8h00-9h00 | Credenciamento | |
9h00– 10h30 | Solenidade de Abertura | MESA 3 – Regularização fundiária e o registro de imóveis |
11h00 – 12h30 | MESA 1 – Limites geopolíticos | MESA 4 – Governança de Terras como resposta aos desastres naturais |
14h00 – 16h00 | Artigos | Artigos |
16h30 – 18h00 | MESA 2 – Infraestrutura de bases de dados cartoriais | MESA REDONDA |
19h00 – 21h00 | Happy Hour |
XI SIGTDE – CHAMADA DE ARTIGOS
INSTRUÇÕES
Data limite para submissão: 15 de setembro de 2025
Formato do artigo: resumo de até 500 palavras, em .pdf ou .docx
Envio do artigo: enviar para seminariogtde@gmail.com
Coloque no assunto do email “Artigos SIGTDE 2025”
Temas para submissão de artigos:
- Tema 1 – Limites geopolíticos
- Tema 2 – Infraestrutura de bases de dados cartoriais
- Tema 3 – Regularização fundiária e o registro de imóveis
- Tema 4 – Governança de Terras como resposta aos desastres naturais
- Tema 5 – Governança de Terras no Brasil
Não perca a chance de contribuir para esse importante evento. Marque na sua agenda e participe!