Economista, mestre e doutor em desenvolvimento econômico pelo IE/Unicamp, participou de diversos projetos com agências nacionais e internacionais (BID, Banco Mundial, Instituto Centro de Vida, agências do governo federal, entre outros). Pesquisa nos temas de desenvolvimento econômico, governança de terras, economia política do meio ambiente, instituições e ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Atuou como professor substituto em 2018 na Unesp campus Rio Claro nas disciplinas de Economia Política do Meio Ambiente e Políticas Urbanas.
PROJETOS (clique para expandir)
Descrição: Study the impacts of land market regulation on the determination of informal housing acquisition in the Campinas Metropolitan area urban land market by: i) Develop questioner, methodology and supervise field work to obtain socio-economic and land ownership information with 650 families in the region of Campinas;
ii) Using the data obtained in i), provide estimations of the effects of ?regulation? on housing expenditures and other outcomes, as suggested by Heikkilla model.
iii) Discuss results and possible policy recommendations, in light of the objective of improving both equity and efficiency of outcomes through reformulation of land use regulations.
Descrição: O Ministério do Desenvolvimento Agrário tem como prioridade a promoção do desenvolvimento rural sustentável, integrando políticas de reforma agrária, reordenamento agrário, fortalecimento da agricultura familiar e universalização de direitos. Desde 2003, vem atuando no fortalecimento da agricultura familiar com o desenvolvimento de um conjunto de políticas públicas, as quais mostraram resultados efetivos quando, na mais recente crise alimentar mundial, este setor funcionou como eficiente âncora que permitiu ao Brasil atravessá-la com relativa tranqüilidade.
O momento agora é de aprimoramento destas políticas, inserindo de forma definitiva a agricultura familiar, as comunidades tradicionais e as populações remanescentes de quilombos num novo patamar organizativo e social de maneira socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. Assim, visando ampliar e fortalecer essas políticas, foi firmado entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Projeto de Cooperação Técnica ?Nova organização produtiva e social da agricultura familiar brasileira ? uma necessidade? – UTF/BRA/083/BRA, com o objetivo principal de promover uma evolução na organização produtiva e social da agricultura familiar de forma a fortalecer o papel estratégico do setor no desenvolvimento rural nacional, por meio de diversas ações de agregação de valor, fortalecimento da agricultura familiar no mercado internacional e o fortalecimento do papel da mulher trabalhadora rural; estratégias devidamente apoiadas em ações de produção, difusão e capacitação previstas nos seus objetivos específicos e resultados.
Descrição: diagnóstico com a identificação de desafios, demandas e possíveis soluções para a regularização fundiária na região Norte de Mato Grosso, com foco dos municípios de Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta, Carlinda, Alta Floresta, Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo. O estudo servirá de base para a tomada de decisão dos governos locais, como na criação de políticas.
Descrição: Com pesquisas nos estados do Pará, Piauí e em São Paulo para avaliação e quantificação da situação da governança fundiária brasileira para gerar maior eficiência e sustentabilidade na gestão das terras e do território (rural e urbano).
Descrição: O Pró-Integração tem como objetivo estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa entre pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior – IES, contemplando a formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação stricto sensu acadêmico. O tema do projeto são alternativas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia e contou com a cooperação das seguintes IES: UFPA, UFAC e UNICAMP.